Melasma

Uma inflamação crônica e seu reflexo na autoestima da mulher

 

Entre bases e corretivos, existe uma manchinha que muitas mulheres sofrem para esconder: o melasma. 

O melasma é uma condição dermatológica caracterizada pelo surgimento de manchas escuras na pele, geralmente no rosto. Embora não seja uma condição médica grave, o melasma pode ter um impacto significativo na autoestima e na qualidade de vida das mulheres que o apresentam, já que o reflexo no espelho pode refletir uma insegurança. 

Essa hiperpigmentação pode acometer qualquer um. No entanto, é mais comum em mulheres, especialmente durante a gravidez ou em uso de anticoncepcionais hormonais, devido à influência dos hormônios femininos. A exposição solar também é um fator desencadeante e agravante, já que os raios UV estimulam a produção de melanina. 

É importante entender que o melasma é uma inflamação crônica da pele, o que significa que, mesmo com tratamento, ele pode recidivar se não houver cuidados contínuos.

  • O impacto na autoestima

Não é raro ouvir em consultório que essas manchinhas afetam significativamente a autoestima, que pode levar a cenário de ansiedade, depressão e baixa autoconfiança. Na era dos filtros e vidas perfeitas, a pressão estética e o desejo de uma pele uniforme muitas vezes levam a um sofrimento. 

É necessário ressaltar que nenhuma pele é 100% uniforme. Linhas de expressão, sardas e covinhas representam a beleza singular de cada um. Porém, no caso do melasma, que é uma doença, o tratamento visa devolver saúde e qualidade de vida. 

  • Tratamentos disponíveis

Por se tratar de um quadro multifatorial, o tratamento do melasma traz, mais do que nunca, a importância da personalização e de uma consulta detalhada. As opções podem incluir:

Skincare despigmentantes: Formulações contendo hidroquinona, ácido azelaico, niacinamida, tretinoína, entre outros, que ajudam a clarear as manchas.

Laser: Tecnologias que atuam na pigmentação e na inflamação da pele, além de tratar a qualidade tecidual. Aqui na clínica contamos com o Laser Me. 

Medicação oral: Em alguns casos, medicamentos orais como tranexâmico podem ser prescritos para controlar a hiperpigmentação. 

Hábitos saudáveis e uma rotina de cuidados também ajudam no controle do caso, sendo imprescindível o uso de protetor solar, por exemplo. 

  • Há esperança

Se você sofre de melasma, não hesite em procurar ajuda profissional. Consultar um dermatologista é fundamental para determinar o melhor tratamento e minimizar o impacto do melasma na autoestima e no reflexo do espelho. 

Apesar dos desafios, é importante lembrar que existem várias opções de tratamento disponíveis e que, com o cuidado adequado, muitas mulheres conseguem melhorar significativamente a aparência da pele. Não perca a esperança – com perseverança e o acompanhamento correto, é possível controlar o melasma e recuperar a confiança.

Pesquisar

Posts Recentes

Tratamentos